Produção
Outono
O processo de produção de vinho começa na vinha, é no outono com a queda da parra e com o início da dormência que as plantas acumulam no caule as energias necessárias para permitir a rebentação da próxima primavera, em contraste com o verde dominante das anteriores estações as parras criam cores grenás nas castas tintas e amareladas nas castas brancas dando aos campos uma beleza única.
Inverno
A par com a vindima em termos de intervenção humana é no inverno durante o repouso vegetativo que se executam as podas, processo manual que consiste na eliminação dos lançamentos vegetativos que cresceram na primavera e verão anteriores e a correcção de algumas pernadas que por uma ou outra razão se deslocaram da orientação pretendida. Não encontramos neste período a beleza das cores das estações anteriores, mas observar as vinhas durante o repouso vegetativo e após as podas, dá-nos uma tranquilidade indescritível e um ânimo reforçado ao esperar uma nova vida que irá renascer na estação seguinte.
Primavera
Com o crescer dos dias durante a primavera dá-se a rebentação dos gomos, nasce uma nova vida, brota das partes lenhosas adormecidas novos rebentos de um verde deslumbrante, são milhões de pontas verdes que carregam consigo em forma de pinha o que virá a ser os futuros cachos. Os crescimentos vegetativos nesta fase do ano são muito rápidos, são frequentes as intervenções humanas durante este ciclo, desde retirar dos rebentos não produtivos, o levantar das vides e a chamada desfolha que consiste em retirar as parras que cobrem as uvas, para que estas tenham uma melhor exposição solar. A vinha torna-se um local cheio de vida em que a contemplação ao fim da tarde até ao por do sol é algo de inexplicável.
Verão
E com o calor desta época do ano que as uvas atingem a maturação perfeita. O calor reflectido pela terra acompanhado pelo stress hídrico, cria as condições ideais para que a planta sintetize o máximo de açúcares nos seus frutos. A vindima (colheita das Uvas) é executada por norma a partir da primeira semana de Setembro, dezenas de pessoas vão para as vinhas munidas de uma tesoura para proceder ao corte das uvas e um balde onde estas são depositadas antes de serem encaminhadas para a adega.
Adega
É na da adega que se processa todos os trabalhos de produção dos vinhos, e é também aqui que executamos diferentes métodos da sua respectiva produção, tanto de vinhos tintos com de brancos. De entre cada um deles fazemos a separação por castas, permitindo de forma fácil fazer diferentes vinhos com níveis de qualidade honestamente diferentes. Dedicamos o nosso fabrico desde vinhos rosados, leves, de entrada, blendes elaborados e monocastas de alta selecção.